A simbologia da arte e da cultura
A partir de 1830, e aquando da instalação de um depósito de carvão, a ilha de São Vicente passou de terra inóspita a porto de abrigo de navios de toda a parte. Daí aos dias de hoje, do carvão ao gasóleo, São Vicente e Mindelo afirmaram-se como um centro de grande cosmopolitismo, de festivais musicais, do Carnaval, de festas religiosas e do artesanato, onde a noite ganha vida às serenas horas do dia.
Ao ritmo da morna e da coladeira, a ilha tornou-se um lugar de diversidade cultural, trocando as voltas de uma paisagem árida e tranquila, pela energia e diversão das suas gentes. O destaque também vai para a magnífica baia do Porto Grande, o “Monte Cara” e o Parque Natural do Monte Verde, bem como para as belíssimas praias, as quais destacamos a de “Laginha” (na cidade do Mindelo), São Pedro, “Baia das Gatas”, “Praia Grande” e “Calhau”. O teatro, este, é um prato forte e que possui muita expressão nesta ilha, havendo mesmo um festival anual. A ilha possui um aeroporto e porto internacionais.
Um exemplo vivo do cosmopolitismo cultural e de lazer
São Vicente é uma ilha de contrastes onde se respira uma atmosfera invulgar e muito própria. As ruas da capital, Mindelo, são alegremente adornadas por uma arquitectura colonial europeia e pelo cosmopolitismo que paira no ar, enquanto o interior da ilha é seco e com algum relevo associado.
A ilha de S. Vicente é também local de belas praias de água tépida e cristalina, como a praia de Salamansa, “Baia das Gatas” ou a praia de S. Pedro, para os amantes do windsurf. Com uma rica tradição musical, a cidade do Mindelo é considerada a “capital cultural” do país, oferecendo ainda ao visitante bons restaurantes onde poderá saborear gastronomia rica, ao som de belas mornas ou coladeira.
A perfeita combinação entre cultura, praia e animação
A tradição cultural da capital de S. Vicente ganha ainda mais expressão em dois períodos do ano: durante o festival de música da “Baía das Gatas”, a mais famosa manifestação cultural cabo-verdiana, e no Carnaval.
A festa da passagem de ano tem, igualmente, muita fama.. Nesta ilha todos os pormenores ganham importância, quer pela cuidada preservação dos lugares públicos e do património histórico, quer pela presença de um movimento cultural permanente. São Vicente, o destino ideal para quem gosta de combinar diversão, praia e cultura. Deixe-se, pois, envolver numa experiência inesquecível e renda-se à alegria e à folia contagiante desta ilha.